sábado, 29 de maio de 2010

Escritores Australianos e Livros

Toni Morrison

A literatura de Toni Morrison é árdua e mesmo muito após sua leitura inicial (e necessária releitura) se mantém como um travo em nossa língua, um quê de amargor que mesmo a sutileza das palavras tão belas de Morrison não se interessa fundamentalmente em nos justificar. Ficaria tão mais fácil compreender o tanto de estranheza se a literatura de Morrison fizesse concessões imediatas para o raivosismo, se seu texto fosse recheado de ódio e seus personagens fossem tão somente sujeitos unilaterais desprovidos de maiores fragmentações comportamentais. Se não tivessem nuances e complexidade. Se fossem só e totalmente negros desesperados, raivosos e violentos – amargos como tão amargos e inacreditáveis são os pressupostos de inferioridade que lhes querem impugnar. Se os personagens de Toni Morrison somente reagissem violentamente como lhes é esperado, se não se envolvessem de idéias por vezes tão obtusas como tentativa de fuga de sua realidade, seriam protótipos do negro sofredor da década de 40.



George Orwell

Resumo do livro 1984 de George Orwell
No mais famoso romance de George Orwell, a história se passa no "futuro" ano de 1984 na Inglaterra, ou Pista de Pouso Número 1, parte integrante do megabloco da Oceania. A transformação da realidade é o tema principal de 1984. Disfarçada de democracia, a Oceania vive um totalitarismo desde que o IngSoc (o Partido) chegou ao poder sob a batuta do onipresente Grande Irmão (Big Brother)...


Por Bianca Marchetti

Mais de sete mil cópias tiveram que ser reimpressas por causa de um erro de digitação ridículo, que transformou um simples ingrediente num insulto politicamente incorreto.

A editora australiana Penguin Group Australia gastou cerca de 20 mil dólares australianos com a reimpressão de sete mil cópias do livro A Bíblia da Massa (Pasta Bible) por causa de um erro de digitação que causou polêmica. Uma das receitas indicava “salt and black people” (sal e pessoas negras) ao invés de “salt and black pepper” (sal e pimenta do reino). Uma nota foi enviada aos leitores com pedidos de desculpas, porém os livros já impressos não serão recolhidos. Os leitores que comprarem a cópia com erro poderão trocá-la.


Nenhum comentário:

Postar um comentário